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A Yamaha anunciou nesta semana duas novidades em sua linha de motos street de baixa capacidade cúbica. Destinada a quem procura uma moto de entrada, a nova Factor 125i recebeu um motor inédito, bicombustível, e alimentado por injeção eletrônica. Já a mais sofisticada Fazer 150 ganhou sistema de freios combinados.

Os dois modelos já estão disponíveis nas concessionárias da marca. A Factor 125i tem preço sugerido de R$ 7.390, enquanto a Fazer 150 UBS, sigla que significa Unified Braking System, ou seja, sistema de freios unificados (combinados) vai custar R$ 9.590. Ambos os valores não incluem frete. 

Nova moto de entrada injetada

A nova Factor YBR 125i mostrou grande evolução em relação ao modelo de entrada anterior, a YBR 125 K1. A começar pelo novo monocilíndrico de 124,9 cm3, SOHC (comando simples no cabeçote) e refrigeração a ar. O propulsor, alimentado por injeção eletrônica, é bicombustível – podendo ser abastecido com etanol, gasolina ou a mistura de ambos. A potência máxima atinge 11,1 cv a 7.500 rpm com o uso de etanol enquanto o pico do torque de 1,16 kgf.m está disponível a 6.000 rpm. 

O inédito motor traz novidades em sua fabricação: o sistema de fundição do cilindro que passa a ser moldado com a camisa do pistão. A tecnologia proporciona maior troca de calor permitindo o uso de um pistão mais leve, afirmou Henrique Silva, instrutor técnico da Yamaha, durante a apresentação do modelo.

A capacidade do tanque de 15,7 litros sugere uma ótima autonomia. Segundo o fabricante, o consumo pode superar os 50 km/litro de acordo com o estilo de pilotagem, peso e relevo da região.

O modelo, agora disponível em versão única, oferece o atrativo do freio a disco na dianteira enquanto a traseira continua equipada com um tambor de 130 mm. A nova Factor 125i também ganhou novo design, deixando de lado o antigo farol redondo. Outra mudança importante para o motociclista é o painel totalmente digital. Rodas de liga leve e pneu sem câmara são itens de série na Factor YBR 125i ED, cotada a R$ 7.390, será vendida nas cores branca, vermelha e preta.

Durante o primeiro contato com a nova Factor “injetada” foi possível perceber que ela é mais prática e segura. A praticidade fica por conta da partida elétrica, já que a antiga YBR 125 K1 tinha apenas o pedal. Já no quesito de segurança, o sistema de freio a disco na dianteira garante frenagens em espaços menores e com maior controle, maior do que o antigo tambor da K1. A única crítica vai para a tampa de combustível que manteve o antigo design.

Fazer 150 ganha freios combinados

Modelo top de linha da família street de 150cc, a Fazer 150 SED ganhou o sistema de freio denominado UBS, sigla do novo sistema de freios combinados criado pelo fábrica japonesa e batizado de Unified Braking System, sistema de freios unificados. Segundo o fabricante, o novo sistema vai atender a demanda dos pilotos inexperientes que tendem a acionar apenas o freio traseiro principalmente em emergências. O sistema usa cabo de aço ligado ao pedal do freio traseiro que, ao ser acionado, movimenta o pistonete do freio dianteiro. Em frenagens mais bruscas, ou seja, quando o piloto pisa com vontade no pedal de freio traseiro, o sistema distribui a força em 70% na traseira e 30% na dianteira.

Foi possível conferir o funcionamento do sistema UBS no calçamento irregular das ruas de São Luiz do Paraitinga (SP). Ao acionar apenas o freio traseiro a 60 km/h, a Fazer 150 UBS parou em menor espaço e manteve maior controle em relação a versão sem o sistema.

Com o preço de R$ 9.590, a nova Fazer 150 UBS já é vendida como modelo 2017, embora não traga muitas novidades além do freio unificado. Visualmente a principal mudança ficou por conta dos grafismos e sua motorização também não recebeu mudanças. Continua com o motor flex de 150cc com 12,4 cv de potência quando abastecido com etanol. A Fazer 150 UBS estará disponível nas cores azul metálico, branco cristal, magenta metálico e preto.

 

 

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