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A Nissan traz ao Brasil pela primeira vez o esportivo GT-R, um belo cupê com motor 3.8 V6 e potência de 572 cavalos. O carro é conhecido entre os mais jovens como Godzilla, nome de um monstro criado pela indústria cinematográfica japonesa, e tem preço sugerido de R$ 900 mil. “Estimamos vender cerca de dez unidades por ano no Brasil”, afirma a gerente de marketing de produto Cristiane Sanches.

O modelo alcança os 313 km/h de velocidade máxima. A Nissan não divulga a aceleração de zero a 100 km/h, mas dá para estimar algo próximo a 3 segundos. O esportivo terá um SAC dedicado à sua venda e os pedidos poderão ser feitos em qualquer concessionária Nissan, mas a entrega ocorrerá sempre na revenda Carrera da Avenida Brasil, na capital paulista. Entre o pedido e a chegada o proprietário terá três a quatro meses para roer as unhas enquanto espera, ansioso, pelo novo brinquedo em sua garagem. 

“A assistência será feita aqui na Carrera ou por um técnico enviado aonde estiver o carro”, afirma Cristiane. O GT-R mostrado na concessionária aos jornalistas já está vendido e há outros dois a caminho. O esportivo é montado na fábrica japonesa de Tochigi. Seus motores são produzidos por apenas cinco “takumis”, como são chamados os funcionários mais experientes. 

Cada propulsor recebe uma plaqueta com o nome do profissional que o fabricou. Ele utiliza um revestimento especial nos cilindros que reduz o atrito, o peso e aumenta a capacidade de arrefecimento. Tem turbocompressores duplos e um sistema complexo de resfriamento do óleo lubrificante. O câmbio do GT-R é automático de dupla embreagem, com seis marchas. A tração é integral. De acordo com a Nissan, o modelo faz 5,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. 

Os bancos são do tipo concha e todo o revestimento interno em que haja couro e costuras é preparado por artesãos. Dá para pedir interior branco, vermelho ou laranja pagando R$ 20 mil a mais. 

Nos carros trazidos (modelo 2017), o layout do painel central foi melhorado e simplificado. Em comparação com a versão anterior, o número de controles integrados de navegação e áudio foi reduzido de 27 para 11. 

O display e os controles do sistema de navegação foram reposicionados para facilitar o uso e melhorar a visibilidade pelo motorista e pelo passageiro da frente. O navegador foi aperfeiçoado e utiliza tela de oito polegadas sensível ao toque, mas os comandos podem ser dados a partir de controles no console central. A disposição dos ícones na tela pode ser modificada de acordo com a preferência do motorista.

Para melhorar o conforto acústico o GT-R é dotado de um controle ativo de ruído. Microfones captam sons de baixa frequência e alto-falantes instalados na cabine produzem ondas sonoras de mesma amplitude para anular o barulho indesejável. Mas também há uma válvula eletrônica instalada no sistema de escape que permite aumentar ou diminuir a intensidade do som produzido pelo motor. 

Com 4,7 metros de comprimento, o modelo tem 2,78 m de distância entre eixos, leva quatro pessoas 315 litros de bagagem. O esportivo está em sua sexta geração. A primeira surgiu em 1969 como Skyline GT-R. Tinha um motor 2.0 de seis cilindros em linha e 160 cv.

 

 

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