V4 Veículos
ampliar

A fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) atingiu a marca de 100 mil unidades produzidas. Na planta são feitos os motores 1.3 e 1.5 flexfuel e a gasolina, Dual VVTi, que equipam os modelos Etios vendidos no Brasil, Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai. 

O complexo da Toyota em Porto Feliz ocupa um terreno de 872,5 mil metros quadrados. Inaugurado em maio de 2016, tem capacidade anual de 108 mil motores e recebeu, em sua primeira fase, investimento de R$ 580 milhões. 

No fim do ano passado a Toyota anunciou novo aporte de R$ 600 milhões para a expansão da unidade, que terá a capacidade ampliada para 174 mil unidades anuais e passará a produzir a partir do segundo semestre de 2019 os motores do Corolla. “Atingir a marca de 100 mil motores em menos de um ano e em meio a um cenário tão desafiador é motivo de muito orgulho”, diz Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. 

A planta de Porto Feliz é a primeira da Toyota a produzir propulsores na América. A unidade possui a mais avançada tecnologia de produção e é uma das únicas da fabricante a deter todos os três processos industriais dentro de um único local: fundição, usinagem e montagem.