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Em comunicado divulgado na segunda-feira, 15, a Honda anuncia um mega recall no Brasil com mais de 86,6 mil veículos, incluindo 85.516 unidades dos modelos Fit e City, além de 190 motocicletas modelo GL 1800 Gold Wing, por causa de airbags defeituosos fornecidos pela Takata.

No caso dos automóveis, ambos os veículos são do ano/modelo 2013, fabricados entre março de 2012 a julho de 2013. Seus proprietários devem comparecer a uma concessionária da marca para a substituição do insuflador do airbag do passageiro. O mesmo ocorre para os clientes da motocicleta, cujas unidades envolvidas são do ano/modelo 2013, 2014 e 2015, fabricadas entre fevereiro de 2013 a setembro de 2015. O atendimento para os dois casos, tanto automóveis quanto motocicletas, tem início em 22 de janeiro.

A montadora indica que os clientes devem verificar a necessidade do reparo por meio do link www.honda.com.br/recall a partir do número do chassi do veículo. Em caso positivo, o atendimento deve ser agendado no mesmo endereço eletrônico ou pela central no telefone 0800 701 3432.

O recall tem caráter preventivo a fim de evitar problemas por causa do defeito. Em caso de colisão frontal cuja intensidade aciona o sistema de airbag, o defeito pode causar o rompimento da estrutura do insuflador (bolsa do airbag) o que eventualmente pode ocasionar a projeção violenta de fragmentos metálicos no interior do veículo. Neste caso, além de danos materiais, o defeito pode gerar lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e até terceiros.

Os airbags mortais, como ficaram conhecidos os equipamentos fornecidos pela Takata, causou o maior recall global na história da indústria, com diversas montadoras e modelos envolvidos. Em todo o mundo já se registrou quase 20 mortes por causa do problema. Nenhum deles foi reportado no Brasil.

 

 

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