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A VW reduziu o valor de tabela do Passat em quase 8%. O carro 2017 custava R$ 178.310 na versão Highline, que agora na linha 2018 baixou para R$ 164.620. Além do preço menor, o carro traz nova central multimídia com tela de 9,2 polegadas sensível ao toque e que também aceita comandos por gestos. O motor permanece o mesmo, 2.0 TSI, com turbo, injeção direta de gasolina e 220 cavalos. A aparência externa também é a mesma, que já incluía faróis e lanternas traseiras totalmente em LEDs.

“Em 2017 vendemos pouco mais de 500 unidades do Passat. Este ano vamos mais que dobrar esse número”, afirma o vice-presidente de vendas e marketing, Gustavo Schmidt.

Em cinco anos de vendas (2013 a 2017), o sedã de luxo da VW teve apenas 3,1 mil unidades emplacadas. “É um carro de imagem”, admite Schmidt. Das 520 concessionárias VW, o Passat é vendido regularmente em apenas 160. Tem um papel complementar em uma lista de sedãs que começa com o Voyage, passa agora pelo novo Virtus e pelo Jetta. 

De acordo com a VW, os compradores do Passat são homens em sua maioria (84%), têm cerca de 50 anos e renda mensal em torno de R$ 30 mil. Para atender esse consumidor a Volkswagen fechou uma parceria com a Inbra Blindados, que oferece proteção para o sedã por R$ 58,3 mil divididos em até cinco vezes. 

A entrega da blindagem ocorre em 30 dias úteis e o serviço não compromete a garantia do carro, de três anos. Gustavo Schmidt vê como concorrentes do Passat modelos premium menores e montados no Brasil como o Mercedes C180 e o BMW 320i. Mas o Ford Fusion é que é um rival de peso por causa do tamanho semelhante e dos preços mais atrativos (entre R$ 119,9 mil e 155,9 mil), já que é trazido do México. Foram 4,4 mil unidades apenas em 2017. O Passat vem da Alemanha. 

Destaques do sedã

O Passat é montado na fábrica de Emden sobre a plataforma modular MQB, a mesma dos nacionais VW Polo, Virtus (feitos no ABC), Golf, Audi A3 sedã e Q3 (fabricados em São José dos Pinhais, PR). O câmbio do Passat é automático de dupla embreagem com seis velocidades e aletas para troca de marcha atrás do volante. Segundo a VW ele acelera de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge 246 km/h de velocidade máxima. Seu motor utiliza apenas gasolina. Faz 10,4 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. 

A lista de equipamentos inclui piloto automático adaptativo (ACC), capaz de ajustar a velocidade do carro ao tráfego à frente e realizar frenagens de emergência. Traz seis airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros e dois de cortina. 

Ainda entre os itens de segurança importantes há controles de tração e estabilidade, indicador de perda de pressão dos pneus, detector de fadiga e assistente dinâmico de farol alto, que “percebe” a aproximação de veículos em sentido contrário e impede que o facho alto ofusque o outro motorista. 

Bancos dianteiros têm aquecimento e o do motorista, memória de ajustes. Distância entre eixos de 2,79 m garante bom espaço no banco de trás. Ar-condicionado permite três zonas diferentes de temperatura. É possível abrir o porta-malas com movimento de chute. Fechamento também é elétrico, por um botão na parte interna da tampa.

O painel de instrumentos usa tela de cristal líquido de alta definição que também reproduz informações da central multimídia. O motorista tem a opção abrir um espaço maior entre as imagens que formam o velocímetro e o conta-giros, dando prioridade ao mapa de navegação, por exemplo. 

Outro destaque é a abertura elétrica do porta-malas com um pequeno movimento de chute sob o para-choque. Basta estar com a chave no bolso. O fechamento também é elétrico, por um botão no lado interno da tampa. O espaço para bagagem é bem grande, 586 litros. O Passat mede 4,76 metros e tem 2,79 de distância entre eixos. Vem com start-stop (que desliga e religa o motor em trânsito pesado ou semáforos), ar-condicionado automático com três zonas distintas de temperatura, bancos dianteiros com aquecimento (mais memória para o do motorista), assistente de partida em rampa, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, câmera de ré, para-sóis com espelho iluminado, retrovisores externos rebatíveis e com aquecimento. 

A tela da nova central multimídia tem cerca de 23 centímetros na diagonal, tamanho parecido com o de um tablet. Não há botões “físicos”. O controle por gestos (movimentos laterais da mão) permite acessar o menu, alterar estações de rádio, selecionar músicas ou fotos. 

Permite conectividade com smartphones pelas plataformas Mirror Link, Apple Car Play e Android Auto. É possível utilizar aplicativos para navegação (Waze, Google Maps) ou para música (Spotify). Também traz recursos de comando de voz e navegação integrados e o sistema Map Care, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas.

Segundo a VW, a central multimídia do Passat 2018 permite conexão com diferentes telefones ao mesmo tempo. Também é equipada com leitor de DVD, traz um HD interno de com 60 gb de capacidade e entradas auxiliares e para cartões SD. Além de gestos ou voz, os comandos podem ser executados também pelos botões do volante. 

O único equipamento opcional do Passat é o teto solar panorâmico com acionamento elétrico, que custa R$ 5.370.

 

 

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