V4 Veículos
ampliar

A Honda XRE 300 2019 chega às lojas neste mês de novembro com design completamente novo, sistema de iluminação full LED e menos peso, mas sem mudanças no motor de um cilindro e 300 cc. A trail será vendida somente em versão com freios ABS nas cores azul e prata com preço sugerido de R$ 18.200; e nas cores Rally e Adventure por R$ 18.690, que se diferenciam apenas por grafismos mais sofisticados. O valor é cerca de R$ 200 a mais do que o modelo 2018 com ABS, que era vendido por R$ 17.990.

A mudança visual foi a mais radical desde o lançamento da XRE 300 em 2009. O design do modelo 2019 perdeu o “bico” protuberante da geração anterior e agora lembra bastante o da XRE 190, com um paralama superior menor e outro junto à roda. Todas as carenagens laterais e traseiras são novas. Apesar da mudança visual, o tanque manteve a capacidade para 13,8 litros. 

Ainda na parte traseira, a XRE 300 ganhou alças laterais maiores, que prometem mais conforto e segurança para a garupa. O conjunto de iluminação full LED é outra novidade interessante: lanterna traseira, piscas e o grupo ótico dianteiro se valem da tecnologia de iluminação que poupa peso, consumo de energia e promete maior durabilidade. 

Ainda na parte estética e prática, destaque para os novos espelhos retrovisores e o painel "black-out" que agora traz dados sobre consumo médio e instantâneo.

Freios ABS e menos peso

Outra novidade é o sistema de freios. A Honda abandonou o C-ABS, que tinha frenagem combinada nas duas rodas, e adotou apenas o ABS (anti-travamento) de dois canais independentes. Os discos de freios são os mesmos: 256 mm de diâmetro, na roda dianteira de 21 polegadas; e 220 mm na roda traseira de 18n polegadas. Os pneus também mantiveram as medidas 90/90-21 (diant.) e 120/80-18 (tras.).

A mudança no sistema de freios é a responsável pela redução de 5,4 kg no peso a seco da nova XRE 300, embora a Honda não tenha confirmado essa informação. A antiga geração pesava 153 kg a seco e o modelo 2019 marca 148 kg na balança. 

Um “regime” bem-vindo, já que o desempenho do motor de um cilindro, DOHC, de 291,6 cm³ não mudou. Bicombustível e alimentado por injeção eletrônica continua produzindo 25,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) / 25,6 cv a 7.500 rpm (Etanol).

A nova Honda XRE 300 ABS terá quatro cores inéditas: Vermelho (Rally); Verde Fosco (Adventure); Azul Escuro Perolizado e Prata Metálico. Os modelos chegam neste mês de novembro aos 1.100 pontos de venda Honda, com preço público sugerido de R$ 18.690,00 (Rally e Adventure) e por R$ 18.200,00, para as cores Azul e Prata, base Estado de São Paulo, não inclusas as despesas com frete/seguro. O modelo tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem. A Honda ainda oferece sete trocas de óleo gratuitas na sua rede de concessionárias.

 

 

Mais fotos

Clique na foto para ampliar