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A Nissan divulgou hoje o Nissan LEAF e+. A versão, que traz um trem de força ainda mais potente e com maior autonomia, aumenta o apelo do carro elétrico mais vendido no mundo1.

O "e+" refere-se ao conjunto de baterias com maior densidade de energia e ao melhor desempenho do trem de força. O novo conjunto acrescenta aproximadamente 40% de autonomia ao carro, permitindo ao Nissan LEAF atender as necessidades de condução de ainda mais clientes.

"O LEAF e+ é 'mais' LEAF, e oferece aos clientes mais possibilidades em termos de potência e alcance", disse Daniele Schillaci, Vice-Presidente Executivo da Nissan. "Ao oferecer aos clientes a opção de trem de força para atender as suas necessidades, o premiado Nissan LEAF agora está mais conveniente e atraente do que nunca", afirmou.

Já são mais de 380 mil unidades do Nissan LEAF vendidas globalmente desde que o modelo 100% elétrico chegou ao mercado em 2010. Equipado com tecnologias avançadas, incluindo o sistema ProPILOT2 de condução semiautônoma e o modo e-Pedal, para dirigir com um único pedal, o Nissan LEAF incorpora a Nissan Intelligent Mobility, que é a visão da empresa para mudar a forma como os carros são movidos, conduzidos e integrados na sociedade.

Pioneira na produção em massa de carros elétricos com o Nissan LEAF, a Nissan continua a promover alternativas de mobilidade. O Nissan LEAF desempenha um papel vital nos esforços da Nissan no sentido de integrar os veículos elétricos e sistemas de energia às vidas dos seus clientes, criando um "ecossistema de veículos elétricos". Entre esses esforços está a Nissan Energy, a iniciativa da empresa para seus veículos elétricos se conectarem facilmente aos sistemas de energia para carregar suas baterias, fornecer energia para casas e empresas, ou repassar a energia de volta às redes elétricas, bem como os novos esforços para a reutilização de baterias.3

O Nissan LEAF e+ chega às concessionárias japonesas no final de janeiro deste ano. As vendas nos Estados Unidos começam no segundo trimestre.

Nissan Intelligent Mobility

O Nissan LEAF e+ representa um avanço em cada uma de três áreas chaves da Nissan Intelligent Mobility: Intelligent Power, Intelligent Driving e Intelligent Integration.

Nissan Intelligent Power: maior alcance e desempenho
O Nissan LEAF e+ apresenta uma nova versão do revolucionário trem de forçaelétrico, mesclando excelente eficiência energética com torque e potência robustos. Enquanto o Nissan LEAF atende as necessidades de muitos clientes com seu alcance de até 322 km (ciclo WLTC do Japão)4, operação quase silenciosa e uma aceleração suave e imediata, o Nissan LEAF e+ oferece mais de 40% de autonomia adicional, chegando até 458 km (ciclo WLTC do Japão), permitindo que os clientes façam mais com menos cargas.5

A bateria de alta capacidade e o motor com mais potência no LEAF e+ trabalham em conjunto para produzir 160 quilowatts de potência e 340 Nm de torque, permitindo retomadas mais rápidas quando em alta velocidade. A aceleração de 80 km/h até 120 km/h ficou quase 13% mais rápida. Isso permite que o LEAF e+ realize com ainda mais facilidade ultrapassagens e manobras no trânsito. A velocidade máxima aumentou em aproximadamente 10%.

Devido à disponibilidade de um novo sistema de Carga Rápida de 70 kW (pico de 100 kW), o Nissan LEAF e+ 2019 pode fazer a recarga com mais eficiência.5 Baseado nos primeiros testes, os proprietários do Nissan LEAF e+ podem esperar tempos de recarga semelhantes quando conectados com um carregador de 100 kW assim como os atuais proprietários do Nissan LEAF conseguem com um carregador de 50 kW, apesar da capacidade de carga da bateria ser 55%maior.

Mesmo com um aumento de 25% na densidade de energia e a maior capacidade de armazenamento, o conjunto de baterias do Nissan LEAF e+ tem quase o mesmo tamanho e a mesma configuração que o conjunto do Nissan LEAF. Houve somente um aumento de 5 milímetros na altura total (rodas de 16 polegadas). As dimensões exteriores e interiores do carro permanecem sem alteração.

Para garantir a satisfação e a tranquilidade dos clientes, que são fundamentais para a Nissan, a garantia das baterias de 8 anos ou 160.000 km (o que acontecer primeiro) é padrão para todas as versões.

"O Nissan LEAF atende a 99% dos compradores de veículos elétricos previstos no mercado", Schillaci disse. "Os clientes do Nissan LEAF podem escolher a melhor opção para combinar com seu estilo de vida entre os dois trens de força e as tecnologias disponíveis."

Nissan Intelligent Driving: o inovador ProPILOT e a operação suave do e-Pedal
O ProPILOT desempenha um papel fundamental na Nissan Intelligent Driving. É uma tecnologia de direção semiautônoma que permite ajustar automaticamente a distância para o veículo da frente e uma velocidade preestabelecida pelo motorista (entre cerca de 30 km/h e 100 km/h). O ProPILOT também ajudar o motorista a manter o veículo centrado na sua faixa de rodagem. Se o carro à frente parar, o ProPILOT aciona os freios automaticamente, para levar o veículo a uma parada completa, se necessário. Depois de parar totalmente, o veículo pode permanecer no lugar, mesmo que o pé do motorista não esteja no pedal do freio.

Se o tráfego voltar a andar, o carro começa a se movimentar novamente quando o motorista acionar o botão do ProPILOT no volante ou se tocar o acelerador. Todas essas funções podem reduzir o stress de dirigir nas rodovias, tanto no trânsito pesado quanto em altas velocidades.

O ProPILOT Park (disponível somente nos modelos do Japão e dos EUA) é um sistema capaz de acionar acelerador, freio, realizar manobras, mudança de marcha e freio de estacionamento para conduzir o carro até uma vaga.

Outro aprimoramento da experiência de condução do Nissan LEAF é o e-Pedal, que permite que o motorista acelere, desacelere, e pare utilizando somente o pedal do acelerador6.

Devido à maior potência e peso adicional do Nissan LEAF e+, a Nissan reprogramou o software do e-Pedal. Isso para obter uma operação mais suave e respostas mais precisas do pedal, especialmente para operações em marcha ré, e para ter uma desaceleração mais suave e mais rápida, fazendo com que seja mais fácil parar o carro com a utilização do e-Pedal, mesmo quando manobrando em marcha ré.
Além do ProPILOT e do e-Pedal, o Nissan LEAF vem com tecnologias de segurança avançadas, incluindo o Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Emergência, Monitoramento Inteligente de Ponto Cego, Alerta Inteligente de Tráfego Cruzado e Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras.

Nissan Intelligent Integration: nova interface, tela maior e atualizações
O novo Nissan LEAF conecta os motoristas, veículos e comunidades através de sua Interface Homem-Máquina. Isso permite que o proprietário, dependendo do país, utilize o app NissanConnect em seu smartphone para realizar tarefas como o monitoramento do nível de carga do veículo, agendar a recarga, quando pode beneficiar-se das melhores tarifas de energia, encontrar a estação de carga mais próxima e aquecer ou refrescar o carro antes de entrar nele.

Uma novidade para o Nissan LEAF e+ (nos modelos norte-americano e europeu) é um monitor colorido maior (8 polegadas), com um sistema de navegação atualizado que pode ser conectado com um smartphone compatível. Esse display tem operação semelhante à de um smartphone, incluindo ações como toque, deslizar e rolar. Os aplicativos, mapas e firmware são atualizados wireless, por meio de um botão, sem a necessidade de conectar um cabo USB ou ir numa concessionária da Nissan.7

Outras novidades incluem a Navegação Porta-a-Porta. Com ela, antes de se ir ao encontro do carro estacionado, basta colocar o destino no aplicativo "Door-To-Door Navigation",disponível para Android e iOS. Além de ajudar na localização do veículo em um estacionamento grande, por exemplo, ao se entrar no carro e ligar o sistema multimídia, a rota para o destino será automaticamente transferida para a tela. A navegação continuará normalmente, sem necessidade de outra intervenção. O recurso Connections permite que os passageiros se conectem rápida e facilmente com o sistema do veículo.8

A integração vai além do que está no veículo e agora inclui a Nissan Energy, fazendo com que os veículos Nissan LEAF sejam parte de um ecossistema maior de veículos elétricos.3

Design

Um dos elementos exteriores mais chamativos do novo Nissan LEAF é a silhueta elegante e aerodinâmica do carro, que maximiza a sua eficiência. A frente arrojada apresenta a grade V-Motion da Nissan com efeitos 3D em azul. O perfil aerodinâmico dá ao carro um aspecto esportivo. Na traseira, o design das lanternas se destaca.

O Nissan LEAF e+ repete a maior parte do design do Nissan LEAF. Alguns detalhes sutis entregam que se trata da versão e+, como a frente diferenciada com detalhes em azul e o logo "e+" abaixo da tampa do ponto de recarga.

Assim como o Nissan LEAF, o Nissan LEAF e+ tem interior espaçoso e altamente funcional com alta qualidade e tecnologia. A combinação de materiais premium em toda a cabine condiz com um veículo requintado. Uma vibrante costura azul no volante, assentos e forros das portas destacam o carro como veículo elétrico da Nissan.

"O Nissan LEAF e+ leva a Nissan Intelligent Mobility mais longe", disse Schillaci. "O Nissan LEAF continua a desempenhar seu papel principal, ao abrir caminho para uma sociedade eficiente e sustentável - criando um 'novo normal'. Esse 'normal' vai além da posse de um veículo, e oferece benefícios adicionais ao cliente e ao mundo."

*1 Baseado nos dados de vendas acumuladas de dezembro de 2010 a dezembro de 2018.
*2 Chamado de ProPILOT Assist nos EUA.
*3 Disponibilidade de recursos e componentes varia de acordo com a região geográfica.
*4  400 quilômetros baseiam-se no padrão japonês JC08, 322 km é o padrão  estimado do ciclo WLTC do Japão. Autonomia segundo o EPA (Estados Unidos) é de 150 milhas. O cálculo é obtido sob condições de teste específicas. O alcance real varia de acordo com as versões e condições de direção.
*5  Alcance estimado de 458 km ciclo estimado do WLTC Japão / 570 km JC08 / até 226 milhas EPA estimado / 385 km (alcance combinado WLTP) para Europa; o alcance real varia de acordo com os níveis de acabamento, opções e condições de direção. Capacidade de carga poderá variar baseado na temperatura da bateria.
*6 Aqueles que preferem a direção convencional ainda podem aproveitar plenamente dos pedais tanto do acelerador como do freio.
*7 O novo sistema de navegação para o mercado europeu também pode atualizar o seu software e mapas via sistemas de comunicação interveicular (IVC).
*8 Essas novidades estão disponíveis somente nos modelos da América do Norte e da Europa.

 

 

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