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Primeiro comutador rotativo em 1900

Girar a chave e começar a dirigir? Não era bem assim em 1900. A partida de um veículo na época era um processo complexo que compreendia cerca de dez etapas diferentes, que apenas um motorista bem treinado dominava. Ligar a ignição com o comutador rotativo era apenas uma dessas etapas.

O nascimento da chave do carro

O ano de 1910 marca o nascimento da chave do carro e também o começo de uma longa história na prevenção de roubos de veículos. As chaves eram usadas para bloquear o circuito elétrico da ignição, mas os motoristas ainda precisavam acionar o motor.

Alta tecnologia em 1920

No início dos anos 20, as pessoas começaram a trancar as portas dos carros, mas precisavam de uma outra chave para fazer isso. O sistema de ignição passou a ter, gradativamente, um padrão - não só bloqueava o circuito elétrico, mas também acionava o arranque.

Chave da realeza 

A extravagância nunca sai de moda. Uma chave de ouro personalizada foi fabricada para Rainha Soraya do Irã para seu Mercedes-Benz 300 SL.

Dois se tornam um 

Bem na década de 60, um certo número de carros tinha ainda duas chaves diferentes: uma para a porta e outra para a ignição. Então, uma chave única para ambas as situações foi, lentamente, se tornando padrão.

Surge então a forma familiar

Ainda nos anos 60, as chaves dos carros começaram, gradualmente, a ter uma forma mais familiar – modelo esse que se manteve até os anos 80 e até mesmo além.

Travamento central vê a luz do dia 

Design semelhante e novas funções: em meados dos anos 90, os sistemas de travamento central começaram a ter grandes avanços. Desde então, os motoristas não precisaram mais trancar cada porta separadamente.

Arte cara 

Um carro sofisticado precisa de uma chave elegante. Noblekey, uma empresa localizada em Berlim, é especialista na fabricação de chaves luxuosas e domina há tempos esta arte. Retratado aqui: uma chave de ouro exótica incrustada com joias precisas e semipreciosas.

Chaves dos carros ainda mais convenientes 

A primeira chave de controle remoto facilitou (des)trancar o carro ainda mais –apenas um clique e todas as portas estão abertas. E se os motoristas não conseguissem se lembrar exatamente onde estacionaram o veículo, o controle remoto poderia ajudar a localizá-lo.

Início de sistemas sem chave

O progresso certamente não parou com a chave de controle remoto. Sistema de trava sem chave, que estreou em 1999, permitiu que os motoristas não só trancassem e destrancassem o veículo, mas também ligassem o motor com o apertar de um botão.

Cuidado, tem um ladrão por perto

Mesmo com sistemas convencionais sem chave, este item ainda precisa ser carregado em uma bolsa ou em um bolso de jaqueta ou paletó, por exemplo. Para abrir a porta e ligar o motor, a tecnologia se comunica com o carro usando um sinal de rádio de baixa frequência (LF) ou ultra alta frequência (UHF). Na luta contra o roubo, a indústria automotiva está constantemente aprimorando os sistemas já existentes. É como uma maratona.

Smartphones se tornam chaves

O sistema keyless da Bosch para carros funciona com uma chave virtual armazenada em um smartphone. Os sensores instalados no carro reconhecem o smartphone do proprietário com a mesma exatidão que uma impressão digital e abrem o veículo apenas para eles. O gerenciamento de chave digital vincula o aplicativo e o veículo por meio da nuvem.

Pesquisa: Motoristas substituiriam as chaves do carro por um aplicativo

Na Alemanha, 76% dos motoristas acham as chaves do carro um problema de vez em quando e muitos condutores prefeririam acionar seus veículos usando um smartphone. Esse é o resultado de uma pesquisa significativa conduzida pelo PULS, instituto de pesquisa de mercado, em nome da Bosch. Em especial, motoristas com menos de 40 anos, ou que dirigem com certa frequência, já tiveram experiências negativas com as chaves convecionais. A questão é simples: 45% dos entrevistados afirmam não saber onde guardar as chaves. Por exemplo, em uma ida ao clube, 44% afirmam que já perderam as chaves e levaram muito tempo para encontrá-las, enquanto 38% dizem ter perdido completamente. Alguns constumavam ver a chave do carro com controle remoto sem fio e o logo da montadora como um símbolo de status, mas agora apenas 6% dos entrevistados afirmam isso.

Portanto, não é surpresa para ninguém que 40% dos motoristas dizem já imaginar a substituição das chaves por um aplicativo de smartphone. “As vantagens da chave de carro digital são óbvias – é prática, segura e disponível a qualquer momento e lugar”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão Bosch Automotive Electronics. A empresa está desenvolvendo o aplicativo Perfectly Keyless para habilitar a possibilidade de abrir e ligar o veículo sem precisar usar uma chave ou pegar o smartphone. Sensores integrados ao veículo identificam o smartphone do dono e abre as portas apenas para ele – o nível de segurança oferecido é comparado com a tecnologia de impressão digital. Também não há problema em desativar o sistema se o smartphone for perdido. Além disso, o aplicativo pode ser configurado para permitir o acesso de outros motoristas por um período determinado.

 

 

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